Powered By Blogger

sábado, 24 de dezembro de 2011

3°Carta - Aos Cristãos em todo lugar - A ceia do Senhor e batismo nas águas .

De : Daniel Januário , escravo de Jesus , o Messias .
Para : A igreja , comunidade de pessoas vivificadas em Cristo Jesus , para louvor e glória de Deus Pai .
Graça e paz aos que nasceram de novo , o que esta escrito na carta é para vocês irmãos que escrevo .


Dou graças ao meu Deus , por que há no Brasil , amados no Senhor , que estão se reunindo nos lares como igreja , hospedando um ao outro . Temo mesmo assim que alguns ainda não tenham amadurecido o suficiente para entender pontos vitais em nossas reuniões como igreja do Senhor nos lares , aqui no Brasil . Pontos como a necessidade de um à dois líderes congregacional , que sejam maduros na fé , que desejem tal função de pastorear os irmãos , conhecendo bem as Escrituras para ser apto para ensinar , corrigir , repreender e consolar.   
Havia dito que falaria destes a quem o Senhor deu uns para apóstolos, e outros para profetas, e outros para evangelistas, e outros para pastores e doutores,Querendo o aperfeiçoamento dos santos, para a obra do ministério, para edificação do corpo de Cristo;
Efésios 4:11-12

Se o nosso Senhor assim quiser , escreverei sobre bispo , presbítero e pastor . Mas por enquanto pretendo me deter a comentar sobre a ceia do Senhor e o batismo nas águas .

Quanto ao batismo nas águas , vejam o que nosso Senhor Jesus nos orientou :
E, chegando-se Jesus, falou-lhes, dizendo: É-me dado todo o poder no céu e na terra.
Portanto ide, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo;
Ensinando-os a guardar todas as coisas que eu vos tenho mandado; e eis que eu estou convosco todos os dias, até a consumação dos séculos. Amém.
 
Mateus 28:18-20

E disse-lhes: Ide por todo o mundo, pregai o evangelho a toda criatura.
Quem crer e for batizado será salvo; mas quem não crer será condenado.

Marcos 16:15-16

Assim pela ordem de nosso Senhor Jesus , façamos discípulos pela pregação genuína do evangelho , e assim batiza-los nas águas . 
Lembrando amados que batizar nas águas é imergir . Tal batismo nas águas deve-se  ser por imersão , que é ter o corpo da pessoa colocado totalmente dentro da água . Pois foi assim que nossos irmãos no passado em obediência ao Senhor faziam , quando executavam os batismos daqueles a quem Deus , nosso Pai convertia em Cristo . 

Vejam o que nosso irmão Lucas registrou : 
E, indo eles caminhando, chegaram ao pé de alguma água, e disse o eunuco: Eis aqui água; que impede que eu seja batizado?
E disse Filipe: É lícito, se crês de todo o coração. E, respondendo ele, disse: Creio que Jesus Cristo é o Filho de Deus.
E mandou parar o carro, e desceram ambos à água, tanto Filipe como o eunuco, e o batizou. 

E, quando saíram da água, o Espírito do Senhor arrebatou a Filipe, e não o viu mais o eunuco; e, jubiloso, continuou o seu caminho.
Atos 8:36-39  

Percebam pelo relato que ambos , Filipe e o eunuco , desceram à água e saíram dela . Ou seja , era um local com água o suficiente para imersão , pois se fosse aspersão que significa pegar um pouco de água e jogar em cima da pessoa , se fosse isso que Filipe fez , ele não precisaria descer na água , mas ficar ao pé dela como também diz o versículo 36 . É dito que após ficaram ao pé da água eles ainda desceram a ela para executarem a imersão . Por isso meus irmãos cuidado com os que fazem por aspersão . 

Quanto à quem deve executar o batismo nas águas , não há mandamento específico da parte do Senhor . O que se encontra nas paginas das Escrituras do Novo Testamento é que qualquer crente em Cristo pode executar o batismo nas águas 
Vemos que a ordenança é pra batizar nas águas , mas tal ação não é limitado há pastores , evangelistas ou presbíteros . Qualquer um dentre vós , estando em Cristo , seja pastor ou não , pode batizar nas águas .
Quanto ao local , se é no rio , se é numa piscina ou num tanque , o que importa não é o local , sendo à água limpa e tendo água suficiente para imersão do corpo todo basta .Assim espero ter esclarecido alguns pontos quanto a ordenança de nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo , o batismo nas águas .
Prossigamos a ceia do Senhor , e quem nos instrui é nosso irmão Paulo :
Porque eu recebi do Senhor o que também vos ensinei: que o Senhor Jesus, na noite em que foi traído, tomou o pão;
E, tendo dado graças, o partiu e disse: Tomai, comei; isto é o meu corpo que é partido por vós; fazei isto em memória de mim.
Semelhantemente também, depois de cear, tomou o cálice, dizendo: Este cálice é o novo testamento no meu sangue; fazei isto, todas as vezes que beberdes, em memória de mim.
Porque todas as vezes que comerdes este pão e beberdes este cálice anunciais a morte do Senhor, até que venha.

1 Coríntios 11:23-26 

As instruções da ceia do Senhor estão claras nas palavras que o irmão Paulo recebeu do Senhor Jesus . Quanto ao número de vezes que devemos fazer isso , não há uma regra estabelecida , seja feito por quatro vezes no mês ou uma vez no mês o que importa é que anunciemos a morte do Senhor Jesus não somente na pregação do evangelho , mas também no partir do pão e tomar do cálice . Que tal ação seja feita entre nós irmãos com consciência do que se está fazendo , pois o corpo de Cristo foi entregue por nós e seu sangue derramado em nosso favor diante de Deus . Avaliem-se diante do Senhor e assim tomem do pão e do cálice . Não deixem de tomar por causa de algum pecado , mas que deixem o pecado por aquele que morreu por seus pecados e ressuscitou  à destra do Pai para lhes concederem favor em tempo apropriado , assim desviem-se de toda maldade , pois Cristo já foi sacrificado por vós . Como ensina nosso irmão João : 
Se dissermos que não temos pecado, enganamo-nos a nós mesmos, e não há verdade em nós.Se confessarmos os nossos pecados, ele é fiel e justo para nos perdoar os pecados, e nos purificar de toda a injustiça.
Se dissermos que não pecamos, fazemo-lo mentiroso, e a sua palavra não está em nós.

1 João 1:8-10

Meus filhinhos, estas coisas vos escrevo, para que não pequeis; e, se alguém pecar, temos um Advogado para com o Pai, Jesus Cristo, o justo.
E ele é a propiciação pelos nossos pecados, e não somente pelos nossos, mas também pelos de todo o mundo.

1 João 2:1-2


Mas lembre-se : Examinai a vos mesmo se estão no Senhor , e que nosso Deus que é cheio de misericórdia , vos conceda misericórdia por Cristo Jesus para estarem nele . 
Quanto ao partir do pão e do cálice entre vós não há nenhum mandamento específico sobre quem deve executar isto entre vós . Pode ser o pastor , ou uma irmã , ou um irmão qualquer que esteja em comunhão com Deus e a igreja por Cristo Jesus . Não são nós os que recebemos dons do Senhor para servir a igreja que apenas participamos do trabalho , mas qualquer outro irmão no Senhor pois com relação àqueles a quem não damos muita honra , a estes devemos muito mais honrar dar . 


A meus irmãos que são presbíteros , pastores ou líderes no Senhor , examinai tudo quanto o que digo e vejam se o que dito é a verdade pelas Escrituras . A todos os irmãos em Cristo estendo o que digo , examinai minhas palavras , pois as digo com tremor e temor diante de Deus , querendo o bem de vocês . 



Desta forma amados , tudo que fizerem , faça no Senhor para que ele receba a glória para sempre . Amém .    

Um comentário:

  1. Graça e paz Daniel,é bom esclarecer sobre assuntos tão importantes,pois a grande massa evangélica desconhece tais assuntos e até entendem de maneira equivocada,como irmãos que creem que o batismo tem que ser feito em rio,porque tem água corrente e assim leva o pecado embora...rsrsrs,ou aqueles que acreditam que se tomar e ceia após ter cometido um pecado cairão mortos instantâneamente...rsrs,ótimo post contunie nos esclarecendo amém....

    ResponderExcluir