Powered By Blogger

quarta-feira, 29 de fevereiro de 2012

4° Carta - Aos cristãos em todo lugar - Líder congregacional , pastor , presbítero e bispo .

De : Daniel Januário , escravo de Jesus , o Messias .
Para : A igreja , comunidade de pessoas vivificadas em Cristo Jesus , para louvor e glória de Deus Pai . Graça e paz aos que nasceram de novo , o que esta escrito na carta é para vocês irmãos que escrevo

Meus irmãos , graças quero nutrir em Cristo , por vocês que estão sendo salvos mediante o poder de Deus na fé que vocês tem tido em nosso Senhor Jesus Cristo pelo verdadeiro evangelho que chegou aos ouvidos que Deus nosso Pai vos deu para ouvirem a mensagem da salvação . Após um período sem escrever , venho aqui me retratar que tenho tido aflições entre meus parentes que lamentavelmente não andam corretamente conforme o evangelho de nosso Senhor Jesus . E no empenho destas aflições pelo Messias tenho suportado tal situação pela operação em que Deus usa todas as circunstâncias para moldar a imagem de seu Filho em nós que nele temos crido .

No presente momento , de forma clara apenas informo a vocês que segundo a sã doutrina de nosso Senhor Jesus Cristo , quero que saibam que não é errado que em cada igreja haja  um líder entre vós . Dizendo líder , quero dizer que tal expressão é semelhante a pastor , bispo ou presbítero . Pois segundo algumas passagens bíblicas e claras no Novo Testamento , temos do Senhor pelo irmão Paulo que apascentar o povo de Deus é um dom , dom de pastor , de liderar ou presidir e quando digo pastor não digo necessariamente um formado por seminário , mas que tenha o tal dom independente do seminário . Não sou contra seminários , mas também não os acho mais importante do que o dom de Deus de presidir uma congregação .   
Vejamos as especificações quanto há alguns termos das expressões ditas .

Em Atos 14:23  vejam que o irmão Paulo designou presbíteros em cada congregação de irmãos.
A Palavra presbíteros é do grego presbuteros e significa ancião . Portanto a palavra presbíteros pode se referir a alguém de idade avançada ou um cristão muito maduro com o dom de liderança . Um presbítero é como um pastor em que apascenta , pois foi desta forma que Pedro falou , vejam:
Aos presbíteros, que estão entre vós, admoesto eu, que sou também presbítero com eles, e testemunha das aflições de Cristo, e participante da glória que se há de revelar: Apascentai o rebanho de Deus, que está entre vós, tendo cuidado dele, não por força, mas voluntariamente; nem por torpe ganância, mas de ânimo pronto;
1 Pedro 5:1-2
Percebam que o irmão Pedro menciona que os presbíteros devem apascentar , e só apascentam quem é pastor . Portanto um presbítero é como um pastor pois também pode apascentar , e um pastor pode se chamado de presbítero também pela maturidade cristã que tiver em Cristo .

Agora vamos ver o irmão Paulo falando um pouco disso a Timóteo .
Esta é uma palavra fiel: se alguém deseja o episcopado, excelente obra deseja.
1 Timóteo 3:1 

Episcopado , vem do grego episkopos , que pode significar supervisor , líder . Bispo também pode se referir à presbíteros , vejamos duas passagens .
Minha referência bíblica que to usando aqui é João Ferreira de Almeida -1995 . 
E de Mileto mandou a Éfeso, a chamar os anciãos da igreja.
Atos 20:17

Vejam que nesta passagem a tradução não usou a palavra presbíteros , mas ancião , que é um líder cristão maduro na fé , podendo também ser este líder cristão maduro na fé , avançado em idade também . Mas lembre-se presbítero e ancião são o mesmo .

Olhai, pois, por vós, e por todo o rebanho sobre que o Espírito Santo vos constituiu bispos, para apascentardes a igreja de Deus, que ele resgatou com seu próprio sangue .
Atos 20:28 


Agora perceba que os anciões que nosso irmão Paulo chamou de Mileto são os mesmo que ele depois chamou no verso 28 de bispos .Portanto um ancião ou presbítero é a mesma coisa que bispo .Assim já vimos um pouco do significado de cada termo , e que não é errado ter  pelo menos alguém na liderança servindo as ovelhas à obedecerem à Cristo .

Por estas palavras com apoio nas Escrituras , quero estimular pela graça de Deus que os irmãos assim obedeçam a sã doutrina de nosso Senhor Jesus Cristo e que reconheçais quem entre vós manifesta este dom de apascenta-los . 

Assim irmãos observem aquele que dizendo irmão , anda desordenadamente fora das instruções que por carta aqui especificado neste meio de comunicação que são instruções claras de nosso Senhor Jesus Cristo , sim , observem o tal . Todavia não o tenhais como inimigo, mas admoestai-o como irmão. 2Tessalonicenses 3:15  

Evitando ter maior contato ou intimidade caso o tal não mude seus costumes desordeiros quando ensinado ou repreendido por vós entre as igrejas de Deus . -
Notai o tal, e não vos mistureis com ele, para que se envergonhe. 2 Tessalonicenses 3:14
E ao servo do Senhor não convém contender, mas sim, ser manso para com todos, apto para ensinar, sofredor ; Instruindo com mansidão os que resistem, a ver se porventura Deus lhes dará arrependimento para conhecerem a verdade,
E tornarem a despertar, desprendendo-se dos laços do diabo, em que à vontade dele estão presos.
2 Timóteo 2:24-26 

Que a graça de nosso Deus por meio de seu Filho Jesus Cristo abunde em todos vós irmãos , que fiquem a nutrir amor uns pelos outros e crescendo no conhecimento de Deus a cada dia , mantendo a comunhão . 

A meus irmãos que são presbíteros , pastores ou líderes no Senhor entre as igrejas de Deus  , examinai tudo quanto o que digo e vejam se o que dito é a verdade pelas Escrituras . A todos os irmãos em Cristo estendo o que digo , examinai minhas palavras , pois as digo com tremor e temor diante de Deus , querendo o bem de vocês .


Desta forma amados , tudo que fizerem , faça no Senhor para que ele receba a glória para sempre . Amém .

Um comentário: