Powered By Blogger

sexta-feira, 3 de agosto de 2012

O resultado não depende de nós .



Olá à todos , fazia tempo que não escrevia , mas desta vez venho por meio deste post dar uma atualizada aqui . O assunto que gostaria tratar neste momento é sobre evangelização e seus resultados .
Hoje em dia vemos muitos conselhos o do porque evangelizarmos , como também muitas metodologias para se conseguir um maior número de convertidos . Mas em todo este tipo de aconselhamento sobre evangelizar e sobre o "custe o que custar temos que pregar o evangelho" , muitos se esquecem de que neste empenho acabam fazendo de modo errado , de maneira errada e com motivações erradas .

Motivações erradas no evangelismo :

1 - Para aumentar o número de membros da igreja : Não existe esta motivação na Bíblia em parte alguma . A motivação que Jesus deixou é que devemos amar o próximo e por isso pregar o evangelho a qualquer um , independente do pensamento do número de pessoas na membresia , bom é se ter pessoas salvas e não se ter números e evangelizar por causa de números , este tipo de evangelizar só pelos números é perigoso pois pode levar ao orgulho e ao que chamo de númerolatria , que é a idolatria a números .


2 - Para que minha igreja seja melhor que a outra : Acredito que nem preciso comentar muito deste motivo , mas há quem acredite que este motivo não exista em alguém , mas de minha pessoa acredito , pois o que vejo aparentemente no Brasil é uma concorrência entre denominações da mesma forma que o comércio luta por consumidores entre si . Seja quem for que alimente tal motivação se engana pois também não há nenhum registro na Bíblia na qual o Senhor Jesus tenha incentivado o seus a fazerem o evangelismo por isso .

3 - Para que o dízimo da minha igreja aumente : Em primeiro lugar , o dízimo não é um mandamento obrigatório para a igreja conforme a aliança neo-testamentaria no sangue de Cristo . Não há registro nenhum no Novo Testamento de que a igreja dava o dízimo . O que os irmãos faziam eram doações ou ofertas voluntárias aos pobres e mútua ajuda entre eles , dividindo suas posses com os irmãos necessitados e isso era dado de coração e não por pressão , veja como exemplo Atos 2:42 à 47 e Atos 4:32 à 37 .Outro exemplo disso é o que Paulo fala aos irmãos em Corinto,veja :

Cada um contribua segundo propôs no seu coração; não com tristeza, ou por necessidade; porque Deus ama ao que dá com alegria. (2 Coríntios 9:7) . 

Dízimo não é obrigado e nem proibido na nova aliança , mas tem que ser dado com alegria em Deus , pois disso Deus se agrada . Mas tornando ao assunto das motivações erradas para evangelizar , o querer fazer isso por causa de querer mais dinheiro no caixa da igreja mostra que tais pessoas tem por deus o dinheiro e não o Deus verdadeiro .

Estas são algumas motivações erradas que listei , não coloquei mais pois deixo a cargo de quem quiser comentar e listar mais algum motivo errado para querer evangelizar . Digo estas coisas para alertar que cada um de nós não caia nestes motivos e procuremos evangelizar por estes motivos :

- Para glória de Deus .
- Por amor ao próximo .

E o resultado do evangelismo ?

Nesta busca por evangelismo ainda há aqueles que ainda que não se baseiem em motivos errados para evangelizar , acredita que o resultado do evangelismo está na sua pregação ou na sua maneira de como age quando fala do evangelho . Vejamos o que Jesus disse :

E disse-lhes: Ide por todo o mundo, pregai o evangelho a toda criatura.
Quem crer e for batizado será salvo; mas quem não crer será condenado. 
(Marcos 16:15-16)

Jesus disse para pregarmos o evangelho , Jesus não disse que o resultado depende de nós . Jesus apenas disse para pregarmos o evangelho . O crer ou não , não é conosco e sim com Deus já que :
Todo o que o Pai me dá virá a mim; e o que vem a mim de maneira nenhuma o lançarei fora. 
(João 6:37)

Respondeu, pois, Jesus, e disse-lhes: Não murmureis entre vós.
Ninguém pode vir a mim, se o Pai que me enviou o não trouxer; e eu o ressuscitarei no último dia. 
(João 6:43-44)

Mas há alguns de vós que não crêem. Porque bem sabia Jesus, desde o princípio, quem eram os que não criam, e quem era o que o havia de entregar.
E dizia: Por isso eu vos disse que ninguém pode vir a mim, se por meu Pai não lhe for concedido. 
(João 6:64-65)

Por estas passagens e outras vemos que o Pai que concede quem vai ou não ir até Jesus para então converte-lo . Não é nenhum de nós que leva alguém até Jesus . É o Pai . Somos apenas usados para pregar o evangelho à todos , quem vai escolher e salvar é Deus . Por isso que não existe metodologia humana eficaz para conversão. Muitos usam o entretenimento para evangelizar , outros até deturpam o evangelho deixando o evangelho reduzido a gosto de homens depravados e corruptos de entendimento para agregar mais pessoas pela cobiça da númerolatria .
Pessoas trazidas aos templos pelo evangelho falso e pelo entretenimento não significa que são pessoas salvas , mas as pessoas que estão em Cristo é que são salvas e não pessoas em templos , porque se fosse assim todos os judeus que iam no templo na época de Jesus seriam salvos. Assim deixo este recado : Evangelize com o verdadeiro evangelho de Cristo , sem shows e entretenimento baratos , com motivações corretas para glória de Deus amando o próximo ,ensinando com mansidão e prudência , lembrando que a você cabe pregar , mas o resultado cabe à Deus .

Assim, pois, isto não depende do que quer, nem do que corre, mas de Deus, que se compadece. 
(Romanos 9:16)

4 comentários:

  1. Ótimo post irmão Daniel,de fato o que vemos nos últimos tempos é todo tipo de evangelismo,com suas motivações firmadas em tudo e em todos,menos em Deus....Quando nós entendermos que a motivação única é levar a mensagem por amor a Cristo,quem sabe aí poderemos alcançar algumas almas para o Senhor se assim lhe aprouver....

    ResponderExcluir
  2. Grato fico à Deus por sua participação irmã Meire , que como você disse , que com a motivação certa possamos estar recebendo mais pessoas como irmãos na igreja nos lares .. À Deus a glória .

    ResponderExcluir
  3. Graça e paz da parte de Cristo Jesus. Concordo em número e gênero com o sua postagem. Um abraço!

    ResponderExcluir
  4. Ola Paulo , graça e paz amado , fico feliz por compartilhar do mesmo entendimento .

    ResponderExcluir