Powered By Blogger

quinta-feira, 8 de dezembro de 2011

Igrejas nos templos ou Igrejas nos lares ?

Paulo prisioneiro de Cristo Jesus, e o irmão Timóteo, a você, Filemom, nosso amado cooperador,à irmã Áfia, a Arquipo, nosso companheiro de lutas, e à igreja que se reúne com você em sua casa. Filemom 1:1-2


No verso acima vemos o irmão Paulo mencionado uma igreja que estava numa casa . Mas qual o melhor lugar de reunião para a igreja ? Nos templos ou nas casas ? Alguns poderiam dizer nos templos , outros poderiam dizer nas casas . Uns poderiam dizer as vantagem da reunião no templo , outros poderiam dizer as vantagens das reunião nas casas . O movimento de igreja nos lares não é novo e nem uma revolução , quem conhece a história dos cristãos ao longo dos séculos e que também conheça um pouco do Novo Testamento , sabe que as reuniões das igrejas nas casas não nasceu com o movimento atual aqui no Brasil e no mundo . Portanto pessoal , vamos ser inteligentes e saber que não é movimento novo . Quando falo igreja nos lares quero deixar avisado , que considero igreja nos lares , aqueles que são genuínos cristãos , reunidos num lar como igreja de forma ordeira que contenham um pastor ou presbítero . Mas que desaprovo qualquer reunião que se denominando igreja nos lares e for desordeira , sem um pastor ou presbítero , pois cada igreja deve possuir segundo os padrões das Escrituras no Novo Testamento alguém na frente guiando as ovelhas para obedecerem somente Cristo , veja em Atos 14:23 que o irmão Paulo quando instituía uma congregação logo colocava um líder ali após sua partida do local . 

Alguns podem se reunir nos lares de formar desordeira , outros como verdadeira igreja de forma ordeira . Mas não julgue tudo igual . Como também não julgamos todas denominações iguais . Algumas denominações andam desordenadamente em suas doutrinas e músicas , já outras andam conforme a vontade do Messias , abrigando verdadeiramente a igreja do Deus vivo . Mas não julgamos as denominações como todas iguais , por que faríamos assim com as igrejas nos lares ?

Já li argumentos que dizem que no passado os cristãos se reuniam nos lares por causa das perseguições e que hoje em dia , nas nações em que não há perseguição à cristãos não há necessidade de ter igrejas nos lares , que é melhor ter um grande templo , pois quanto mais irmãos , maior comunhão .

Quanto ao argumento concordo que no passado os irmãos tinham que se reunir nas casas por causa das perseguições . Mas tenho uma contra-argumentação contra a parte que diz que por falta de perseguição não há necessidade de igreja nos lares .

Minha contra-argumentação é de que não é preciso ter perseguições para a igreja se reunir no lar . A igreja pode se reunir nas casas com perseguição ou sem perseguição . Não é somente a tal necessidade criada por causa das perseguições que faz as igrejas se reunirem nos lares. Há muitos outros motivos justos para à igreja se reunir nos lares. Quanto a argumentação de aumentar a comunhão ajuntando mais irmãos num local maior . Nisto concordo plenamente , pois no Guarujá existem irmãos que se reúnem nas casas como igreja sobre a direção de um pastor , e que eles possuem um salão para ajuntar as famílias . Mas o salão não possui placa como uma denominação comum , é apenas um espaço maior para conter mais cristãos .Mesmo tendo o salão eles mantém a reunião das igrejas nas casas e depois no salão sem placa . Portanto concordo que todas igrejas nos lares nas quais o Senhor sempre venham a acrescentar mais vidas , que quando houver um número expressivo de irmãos , com muitas famílias convertidas e várias casas com reuniões da igreja , que tais irmãos na mesma região dessas igrejas nos lares , procurem se juntar para obter um salão maior para reunir todos os irmãos para se conhecerem , desde que nunca acabem com as reuniões nas casas das igrejas daquela região . E o salão que obterem lhe peço que não coloquem placa , denominações já existem muitas e não pretendo neste post incentivar que as igrejas nos lares virem uma denominação . Não que as denominações seja algo que não seja bom . Pois creio que algumas denominações sejam bem estabilizadas . Uma que posso citar é a que o irmão Alan preside como pastor , chamada Igreja Bíblica Cristã no Rio de Janeiro . É uma denominação com placa , mas que possui reuniões nas casas dos irmãos como as igrejas nos lares . Assim a expectativa que venho  nutrindo das igrejas nos lares é de uma visão de Deus para muitos cristãos .


No meio deste movimento das igrejas nos lares pode acontecer de aparecer alguns aproveitadores  , chamando a si mesmo de pastores ou presbíteros , quando na verdade não são o que dizem , mas lobos devoradores . Provêm e examinem todos que aparecerem.

Portanto queridos leitores , irmãos e irmãs , que se reúnem como igreja nos lares , não lutem contra os que estão nas denominações , amai eles , pois muitos deles são irmãos nossos . E vós que se reúnem nas denominações , não lutem contra os irmãos que se reúnem como igreja no lar , amei eles , pois muitos dos que congregam como igreja no lar são irmãos seus . Não tenhamos um espírito divisionista entre nós , nutrindo inveja e ira um contra o outro .

O irmão Paulo disse certa vez :


“Porque nós não lutamos contra seres humanos , mas contra os líderes , as autoridades e os poderes cósmicos que governam as trevas , contra as forças espirituais do mal na esfera celestial” Efésios 6:12

E também :

Pois a carne deseja o que é contrário ao Espírito; e o Espírito, o que é contrário à carne. Eles estão em conflito um com o outro, de modo que vocês não fazem o que desejam.
Gálatas 5:17 

Por que quando lutamos um contra o outro iremos nos destruir .
Mas se vocês se mordem e se devoram uns aos outros, cuidado para não se destruírem mutuamente.
Gálatas 5:15

Meu conselho aos irmãos nas denominações centradas em Cristo é que façam o que o irmão Alan fez . Ele não destituiu a denominação , mas retirou um dia da reunião na denominação para fazer a reunião da igreja nas casas , e hoje ele tem lá aproximadamente 10 casas fazendo isso . Deus o ajude no que ele tem feito e também a qualquer irmão que preside uma denominação se querer fazer o mesmo no Senhor Jesus .


A todos , quero dizer-lhes que também me reúno com outros irmãos em casas no Guarujá , e tenho recebido a graça do Pai para tal trabalho . 

Que nosso Deus guie a todos dando-nos graça em Cristo Jesus .Aos irmãos que congregam nos lares que vocês não usem das reuniões da igreja na casa de vocês para darem ocasião aos desejos da natureza pecaminosa com brigas , intrigas e heresias . 

Existe a vantagem do por que ter reuniões nos lares com a igreja , na qual alguns irmãos nas denominações podem criticar por ainda não entender . Sobre esta vantagem quero compartilhar depois pela vontade do Senhor  .

No próximo post quero analisar com os irmãos sobre o que devemos fazer quando nos reunimos como igreja no lar . Se assim o Senhor quiser , será feito .

Que o Pai das luzes , em que não há treva alguma , ilumine a nossa mente , estando arraigados e fundados em amor, para poderdes perfeitamente compreender, com todos os santos, qual seja a largura, e o comprimento, e a altura, e a profundidade, E conhecer o amor de Cristo, que excede todo o entendimento, para que sejais cheios de toda a plenitude de Deus. Efésios 3:18-19

3 comentários:

  1. A Paz Irmão Daniel

    Quero te parabenizar pelo Blogger, e dizer que estou muito feliz de conhecer mais irmãos que teen a coragem ser Igreja como nos primeiros dias; Como você já deve saber também me reúno com a Igreja nos lares aqui na cidade de Altinho em Pernambuco,somos mais de dez irmão, que nos reunimos assim, no entanto ainda não reconhecemos nenhum líder, pastor ou presbítero em nosso meio,alguns irmãos teen receio devido ao mal exemplo de alguns pastores, já tentei explicar que devemos reconhecer os Lideres que existem em nosso meio, muitos a veem como cargo, eu entendo como uma função, sem precisar de títulos, como também que pode ser um colegiado de Irmãos Maduros (pastores ou Presbiteratos,como NT mostra que não existe a ordenança de um pastor único, nas de pastore"s".

    Resumindo gostaria de ouvir sua opinião a respeito e que falasse como se deu a escolha ai, e como tem sido na pratica.

    Um abraso fraterno.

    Solon Mariano

    http://igrejanoslaresemaltinho.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. Olá Solon , Paz do Senhor à você e a igreja que está com o amado em Altinho .Pretendo responder tal questão , mas peço um pouco de calma , dei uma passada rápida aqui pelo site , mas tenho que fazer algumas coisas ainda hoje . Tenho que passar no Carrefour , ir na minha tia montar um pc e assim por diante , este assunto que o amado perguntou é muito importante e por isso quero responder com calma para ajuda-lo .

    Deus o abençõe em Cristo Jesus .

    ResponderExcluir
  3. Esqueci de Mencionar no post , o nome da irmã Lúcia , esposa do irmão Laerte que também se reúnem com os irmãos , como igreja nos lares .
    Bom agora está mencionado rs

    ResponderExcluir